11 de junho de 2009

Revolution.Os

Recentemente vi um documentario de 2001 de seu nome Revolution.Os. O filme fala nos primeiros programadores de software e das suas ideias em relação a partilha de informação. O documentario esta bastante bem. Dando uma ideia sobre o que é o linux, open source ou free software. Contudo é uma documentario parcial, dado só a visão de um lado, quando em certos momentos existe um acusado à microsoft, esta empresa não é ouvida e assim não pode responder a essas acusações. Dou-lhe 7/10.

Bem, embora ache que o documentario é parcial, falo aqui neste assunto porque me parece bastante interessante. Nos anos 70/80 começou a existir a pergunta entre os programadores de computador, se o software criado deveria ser partilhado, ou deveria haver a propriedade individual. De um lado estava Bill Gates que era a favor que os códigos do software não deveria estar disponíveis, mas sim que quer quer ter qualquer programa ou software terá de pagar. Do outro lado estavam outros programadores que pensavam que a partilha de informação seria o melhor caminho para a sociedade e assim criaram em 1985 a Fundação para o Software Livre que é uma organização sem fins lucrativos, fundada por Richard Stallman e que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, entendimento e modificação de programas de computadores – bandeiras do movimento do software livre, em essência. Faz isso promovendo o desenvolvimento e o uso de software livre em todas as áreas da computação mas, particularmente, ajudando a desenvolver o sistema operacional GNU e suas ferramentas.

Durante os anos 90 a microsoft dominava completamente o mercado, fazendo com que os fabricantes de computadores nao dessem opção aos compradores sobre que sistema operativo queriam comprar, houve luta contra esta imposição e mais tarde os fabricantes abriram as portas a outras alternativas além da microsoft. O filme vale a pena ver para conhecer a historia dos softwares, e todos os termos estranhos, como open source, gnu, linux etc.

Aqui deixo a minha contribuição para um mundo mais livre com sotware livre:

Revolution.Os - filme está online
Free Software
Download Linux em Português
Viva o Linux


Sem comentários:

Enviar um comentário