1 de setembro de 2010

Filme de Culto - Psycho (1960)

Em 1960 sai para as salas de cinema Psycho, e para comemorar o seu 60º aniversário hoje irei falar um pouco sobre este filme de culto no cinema, Psycho é seguramente um dos mais famosos filmes do cinema e com certeza o melhor do mestre de suspense Alfred Hitchcock. Contou com a bela Janet Leigh e Anthony Perkins nos principais papeis.

A historia passa-se nos anos 50 no estado americano de Arizona, Marion Crane (Janet Leigh) rouba cerca de 40 mil dólares no seu trabalho para casar com o seu namorado. Enquanto tenta chegar à casa do seu namorado que vive na outra ponta do estado é surpreendida por uma tempestade na estrada e decide parar num motel à beira do caminho. O proprietario desse motel é Norman Bates (Anthony Perkins), um jovem que convida a jantar a sua nova cliente.

És um dos filmes mais famosos de todos os tempos e de certeza um dos mais influentes do género de terror de toda a historia. Troca os seres sobre-naturais do passado como vampiros, lobisomens, mortos vivos, etc. por um mostro demasiado humano. Quando se estreou em 1960 teve algumas criticas más mas a reacção do publico foi surpreendente, havia filas enormes para comprar bilhetes. O filme teve um orçamento abaixo do milhão de dólares e obteve um encaixe de 32 milhões.

Melhores Filmes de Terror

Dou-lhe um 10/10 é um dos meus filmes preferidos e a cena do chuveiro está perfeita, demorou 7 dias para ser filmada e foram utilizadas 70 diferentes posições de camara. Hitchcock preferiu utilizar o branco e preto para que a cena do chuveiro não fosse tão chocante. É possivelmente dos filmes com maior impacto cultural, varias das suas cenas já foram imitadas inúmeras vezes em series, filmes, etc.

1 comentário: