19 de outubro de 2010

50º Aniversário de Spartacus

Foi em 1960 que estreou nas salas de cinema de todo o mundo o filme épico Spartacus, realizado por Stanley Kubrick, que fez filmes como The Shining (1980) ou Nascido para Matar (1986). O filme contou com Kirk Douglas, Laurence Olivier, Peter Ustinov, entre outros.

A historia é sobre um homem, Spartacus (Kirk Douglas), que nasceu escravo no império romano e tem o sonho de por fim à escravidão. Contudo ele é condenado à morte após ter atacado um guarda nas minas da Líbia, mas o seu destino muda quando conhece um negociante de gladiadores que compra Spartacus e transforma-o num grande lutador que um dia chegara a Roma.

Spartacus é dos últimos filmes grandiosos, que os estúdios gastavam milhões, com grande cenários e muitos figurinos, em geral os filmes tinham bons valores e princípios. Stanley Kubrick era na altura um realizador não muito conhecido, alias ele foi uma segunda opção, após Anthony Mann ter discutido com Kirk Douglas que além de actor era também era produtor do filme.

Dou-lhe um 7/10, é sem duvida um filme histórico do cinema que influenciou muitos outros filmes no cinema, como Gladiador (2000), mas na minha opinião não é dos melhores filmes de Acção é demasiado longo (3 horas) e demasiado politicamente correcto. O filme ganhou 4 oscars e teve mais duas nomeações.

1 comentário:

  1. Olá Spartacus é um bom épico, mas até prefiro o Ben-Hur ou o Gladiator como referiste. O Kubrick tinha este problema de fazer filmes demasiado longos.

    Visita e comenta http://febre7arte.blogspot.com/

    Cumprimentos cinéfilos

    ResponderEliminar