30 de novembro de 2010

40º Aniversário de O Pequeno Grande Homem

Em 1970 estreia nas salas de cinema Little Big Man, ou em português O Pequeno Grande Homem, realizado por Arthur Penn, contou com Dustin Hoffman, Faye Dunaway e Martin Balsam. O filme é uma mistura entre western e comédia.

A historia é sobre Jack Crabb (Hoffman) que aos 121 anos conta a historia da sua vida a um jornalista que só queria saber sobre a Batalha de Little Bighorn. Durante a sua vida Jack foi raptado de criança pelos índios que o batizaram como Little Big Man pela sua valentia, mais tarde volta a viver com "os brancos" e assim vai andando de um bando a outro conforme passa o tempo.

É um dos filmes mais importantes da carreia de Arthur Penn juntamente com Bonnie and Clyde (1967), ele que infelizmente nos deixou este ano. Little Big Man (1970) recebeu varias nomeações e prémios nos diferentes festivais, incluído uma para o actor secundário nos oscars. Merece bem o titulo de filme de culto

Dou-lhe um 7/10 é um filme inovador para a altura, dá uma imagem dos índios diferente, deixam de ser selvagens e violentos e passam a ser um povo pacifico que se vê perante um invasor violento. Embora sem dramatismos, o filme é cómico e os 140 minutos passam " a voar". O personagem de Hoffman é muito engraçado um tipo com princípios mas sempre adaptado-se às diferentes realidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário