18 de dezembro de 2010

70º Aniversário de Rebecca de Hitchcock

Em 1940 estreia Rebecca, primeiro filme de Alfred Hitchcock em território americano, e atingiu um verdadeiro sucesso com 11 nomeações aos oscars, vencendo na categoria de melhor filme. Contou com Laurence Olivier, Joan Fontaine e Judith Anderson nos principais papeis.

A historia começa em Monte Carlo onde um homem rico "Maxim" de Winter (Laurence Olivier), conhece a uma jovem dama de companhia e os dois apaixonam-se. Passadas poucas semanas vão viver para a casa de campo ( Manderley) de Maxim, onde a jovem recém casada é bem recebida pelos empregados excepto pela governanta que vive obcecada pela beleza e sofisticação de Rebecca a ex-mulher de Maxim que faleceu há uns tempos atrás.

O filme é um drama psicológico onde a governanta tenta levar a jovem esposa à loucura. No filme já se nota o talento de Hitchcock com um ambiente escuro, a tensão e a incerteza a cada momento. O filme foi um verdadeiro sucesso em todo o mundo, e rapidamente virou filme de culto, serviu também de inspiração a outros filmes do género

Dou-lhe um 6/10 embora tenha gostado não é dos meus filmes preferidos do grande mestre do suspense, é demasiado politicamente correcto, muito ao gosto da academia de hollywood, com os maus a sofrerem e a morrerem no fim e os bons felizes para sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário