24 de dezembro de 2010

Filmes de Culto - Europa Europa (1990)

Faz este ano o seu 20º aniversário o filme alemão Hitlerjunge Salomon, ou em português, Europa Europa. Foi realizado pela realizadora polaca Agnieszka Holland que com este filme atingiu o seu melhor momento na carreira. O filme contou com Solomon Perel, Marco Hofschneider e Julie Delpy.

O filme conta a historia verídica de Solek, um jovem judeu que vive com os seus pais na Alemanha. Após a sua casa ser atacada por nazis, decidem mudar-se para a Polónia, mas a perseguição aos judeus aí também existe e Solek com o seu irmão abandonam o lar. Solek vai parar a um orfanato russo e mais tarde será capturado pelos alemães e tenta passar por nazi.

Mais que um filme sobre o holocausto, Europa Europa, aborda a capacidade de sobrevivência do ser humano. Um jovem judeu alemão que após parar em mãos russas adapta-se rapidamente e identifica-se com a filosofia comunista. Solek era um autentico camaleão e quando é capturado pelos nazis volta a mudar de cores e faz-se passar por alemão puro. O filme recebeu vários prémios e chegou a ser nomeado para os oscars na categoria de melhor argumento.

Dou-lhe um 8/10 é um excelente filme, para mim merece estar na lista dos melhores filmes biográficos. O argumento é claramente o ponto mais forte, além disso transmite-nos tensão pelo que pode passar ao simpático Solek. O retrato das duas ditaduras, nazi e comunista, está magnifica, um filme a não perder.

Sem comentários:

Enviar um comentário