26 de dezembro de 2010

60º Aniversário de Quanto a Cidade Dorme

Para celebrar o 60º aniversário de The Asphalt Jungle hoje irei falar deste filme que para muitos é de culto. Realizado por John Huston, que fez trabalhos como The Maltese Falcon (1941), O Tesouro de Sierra Madre (1948) ou A Rainha Africana (1951). O filme contou com Sterling Hayden, Louis Calhern, Marilyn Monroe, entre outros.

A historia é sobre um assalto a um banco. Após o Dr.Riedenschneider ser solto da prisão elabora um plano para assaltar um banco e roubar umas joias para isso precisa de um grupo, um motorista, um arrombador e um ladrão violento. Antes do roubo vemos a vida privada dos assaltantes e quais os motivos que os levam a entrar neste assalto.

The Asphalt Jungle marcou o cinema não só pelo tema que abordou mas principalmente pela forma como abordou o assalto. Os elementos que compõem o grupo assaltante são estudados ao pormenor pelo realizador. O filme conseguiu na altura ter sucesso nas bilheteiras e chegou a ter quatro nomeações para os oscars.

Dou-lhe um 6/10 é um filme interessante mas também ingénuo. A primeira hora está magnifica com a caracterização dos personagens mas aos poucos o filme perde gás e é demasiado politicamente correcto, dando uma imagem quase perfeita da policia deixando no ar a mensagem que o crime não compensa. Um filme a ver nem que seja pela influência que teve nos filmes do género.

Sem comentários:

Enviar um comentário