4 de janeiro de 2011

Filmes de Culto - Citizen Kane (1941)

Para comemorar o seu 70º Aniversário hoje irei falar de Citizan Kane - O Mundo a Seus Pés (1941), um filme de culto realizado por Orson Welles que fez também de personagem principal. É supostamente baseado na vida do magnata do jornalismo William Randolph Hearst.

A historia é sobre Charles Foster Kane (Orson Welles) que morre acompanhado só pelos criados na sua mansão e a sua única palavra nos momentos finais foi «Rosebud». Depois começamos a conhecer toda a vida de Charles, desde a sua pobre infância, à época que era jornalista até à altura em que entra na politica e torna-se num milionário.

Citizen Kane marcou sua época devido às inovações, sobretudo nas técnicas narrativas e nos enquadramentos cinematográficos. O filme começa com o protagonista já morto, mudando-se a cronologia dos factos. O realizador e actor Orson Welles embora tenha realizado outros filmes nenhum chegou a ter tanta fama e prestigio como este.

Melhores Filmes de 1941

Dou-lhe um 9/10 é claramente um dos melhores filmes de drama de sempre e embora tenha mais de meio século continua a falar num tema actual. Um dos filmes que mais marcou a historia do cinema, é considerado por muito como o melhor filme de todos os tempos. Ninguém se pode considerar cinéfilo sem ter visto este filme

2 comentários:

  1. Grande Obra-Prima que revolucionou o cinema! Charles Kane é uma personagem que está na consciência de todos os cinéfilos.

    abç

    ResponderEliminar
  2. Sem duvida Dezito, obg pelo comentario

    ResponderEliminar