5 de fevereiro de 2011

20 Anos de Barton Fink

Em 1991 sai para as salas de cinema Barton Fink, e para comemorar o seu 20º aniversário irei falar um pouco sobre este filme de culto. Foi realizado e escrito pelos irmãos Cohen, que antes já tinham dirigido 3 filmes, entre eles o famoso Raising Arizona (1987). Em Barton Fink, John Turturro e John Goodman estiveram nos papeis principais.

A historia passa-se nos anos 40, Barton Fink (John Turturro) é o autor de peças teatrais com uma dependência para retratar problemas sociais, e após boas criticas recebe um convite para ir trabalhar para Hollywood, para escrever um guião sobre filme de luta. Fica hospedado num hotel de baixa qualidade e aí conhece outro hospede, Charlie (John Goodman) que se apresenta como agente de seguros.

O Barton Fink ganhou o estatuto de filme de culto e este 4º trabalho os irmãos Cohen foi um ponto de viragem na carreira deles. O filme teve 3 nomeações para os oscars e ganhou a palma de ouro em Cannes, mas sobretudo recebeu excelentes criticas à volta do mundo e um grupo de fãs dos dois realizadores. O filme teve uma influência do cinema neo-realista italiano, onde o personagem de Barton é um guionista de esquerdas que procura falar sobre gente normal e vulgar.

Melhores Filmes de 1991

Dou-lhe um 7/10 é sem duvida um típico filme dos Cohen, com personagens bizarras e exageradas, mas com um argumento divertido e bem elaborado, boa represetação de Turturro e de Michael Lerner que faz genialmente de director de uma produtora de cinema.

1 comentário: