21 de fevereiro de 2011

O Grande Vazquez (2010) - Filme Espanhol

É o primeiro filme espanhol que falo este ano, que curiosamente não foi nenhum grande sucesso de bilheteira em Espanha, talvez isso se deva ao baixo orçamento pois o argumento é bastante rico. Realizado por Óscar Aibar com Santiago Segura no principal papel, ele que fez a famosa trilogia cómica de Torrente o Braço Tonto da Lei.

A historia passa-se nos anos 60 em Barcelona e retrata a vida de Manuel Vázquez um famoso desenhador de historias em banda desenhada. Para além do seu talento para criar personagens de b.d. é também preguiçoso, polígamo, mentiroso, egoísta e deve dinheiro a metade da cidade. Vazquez é um bon vivant, que tem poucos princípios e baixos valores, vive o dia a dia sem pensar no amanha.

O engraçado é que estamos perante uma historia verídica e biográfica, este tipo existiu mesmo e tinha um estilo de vida bastante singular. Há uma frase no final do filme que exemplifica na perfeição a vida deste chico-esperto ;"Uns dias antes de morrer, finge um suicídio, e consegue do seu último editor um adiatamento pelas suas vendas depois de morto. Algo que até agora só conseguiram o próprio Vázquez e Fiodor Dostoievsky."

Dou-lhe 7/10, gostei bastante de conhecer Vazquez, um tipo que era um grande pulha mas mesmo assim gostamos dele. O estilo "comic" que o realizador utiliza enquadra-se bastante bem dentro da temática do filme, além disso está cheio de anedotas e situações engraçadas que fazem que o filme seja divertido.

Sem comentários:

Enviar um comentário