5 de março de 2011

90 Anos de O Carro Fantasma

Em 1921 estreia um dos filmes mais influentes do cinema, Körkarlen, ou em português O Carro Fantasma. Filme sueco realizado por Victor Sjöström (actor, realizador e argumentista) que conseguiu ter um enorme sucesso mundial por este trabalho. Kubrick seguramente viu este filme, pois em The Shinning, a cena onde Jack tenta alcançar a sua família com um machado é extremamente parecida com uma cena em Körkarlen.

A historia passa-se na Suécia, onde David, um bêbado irresponsável e com bastante mau génio, encontra-se com uns amigos à espera da meia noite para a passagem do ano. Uns segundos antes das doce badaladas há uma discussão e David é assassinado. É então que conhece a morte e esta faz-lhe ver todas as maldades que ele cometeu ao longo da vida.

Realizada em uma serie de duplas exposições simples e meticulosamente organizada, que certamente exigiram muito tempo, o realizador e o fotografo criaram uma ilusão tridimensional de um mundo fantasma, que nunca se havia visto no cinema. Ainda mais importante foi a inovadora narração da historia cheia de flash backs que conduziram este relato de pobreza e degradação numa excelência poética.

Dou-lhe um 7/10 é uma obra de arte que ficará sempre na historia pela sua enorme influência nesta arte. Além de todas as inovações técnicas fala de problemas sociais e sobretudo espirituais. Recomendo só para quem gosta mesmo de cinema e consegue ver um filme mudo com camaras estáticas.

1 comentário:

  1. Já tinha ouvido falar deste filme há uns anos atrás, e sempre o achei extremamente interessante. Can't wait to see it.

    ResponderEliminar