28 de março de 2011

Inside Job (2010) - A Verdade da Crise

Aí está o documentario de que se fala, aquele que vai buscar a razão pela qual a crise financeira começou. Realizado por Charles Ferguson, venceu vários prémios, incluído o oscar na categoria de melhor documentario 2010. Matt Damon faz de narrador.

O documentario incide sobre a crise financeira global de 2008 e demonstra através de estudos e de entrevistas com financeiros, banqueiros, políticos, jornalistas, académicos etc. O filme foi dividido em quatro partes. Aborda-se um antes da crise e como se chegou até ao "buraco" de 2008 e qual foram as medidas tomadas para que isso não volte a passar.

O documentario está feito para leigos, ou seja, para pessoas como eu que não entendem nada de termos económicos. De uma forma simples com muitos bons exemplos o realizador demonstra que a raiz da crise foi a ganância que o sector financeiro teve. Juntamos a isso a falta de regulamentação e leis que existem no sector, mais o proteccionismo politico, mais a cultura consumista, e chegamos ao colapso financeiro que todos assistimos.

Dou-lhe um 8/10 é sem duvida interessatissimo acompanhar este filme, tenta ouvir todos os lados envolvidos no assunto. Vemos também que os responsáveis por está crise ficaram todos eles bastante bem financeiramente e muitos estão agora mesmo a trabalhar na equipa de Obama. Como disse o realizador Ferguson na hora que receber o oscar "já passaram 3 anos sobre o golpe da crise financeira e até agora ninguém foi condenado".

2 comentários: