17 de março de 2011

Submarino (2010) - Filme Dinamarques

Já há algum tempo que não via um filme escandinavo, Submarino (2010) recebeu várias nomeações e prémios nos festivais europeus. Realizado por Thomas Vinterberg, que fez A Festa(1998) e Dear Wendy (2005). O elenco foi composto por Jakob Cedergren e Peter Plaugborg.

A historia passa-se na Dinamarca, onde dois irmãos de tenra idade vivem com a mãe que é alcoólica. Ao crescerem os dois tem vidas complicas. O mais velho (Nick) é violento e acaba de sair da prisão, vive numa pensão barata em Copenhaga. Enquanto que o mais novo é toxicodependente e tem um filho menor, os dois não se vêm durante anos e se reencontram no funeral da mãe deles.

O realizador Vinterberg faz sobretudo cinema social e em Submarino é curioso vermos como num país tão desenvolvido como é a Dinamarca, existe uma franja da população que vive afastada desse desenvolvimento. O filme contrasta bastante bem o mundo duro, frio e sem esperança dos irmãos com a inocência e bondade do sobrinho de Nick.

Dou-lhe um 7/10 está muito bem realizado, a historia dos dois irmãos vai cruzando-se ao longo do filme de uma forma original. Jakob Cedergren está bastante bem no papel e recebeu uma nomeação para melhor actor pela Academia Europeia. Um filme que recomendo, é um pouco um retrato da vida com momentos muito complicados mas também com outros de esperança no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário