5 de abril de 2011

Pão Negro (2010) - Vencedor dos Goya 2011

Pa Negre (2010) é um filme espanhol falado em catalão que foi o grande vencedor dos Goya (prémios de cinema espanhol) neste ano. Foi realizado por Agustí Villaronga teve nos papeis principais Francesc Colomer, Marina Comas e Nora Navas.

A historia passa-se na Catalunha, nos duros anos da pós-guerra civil espanhola. Andreu um menino encontra no bosque os corpos de uma criança e um homem. As autoridades tentam culpar o seu pai e Andreu decide averiguar a verdade, nesse caminho desenvolve uma consciência moral perante um mundo dos adultos alimentado por mentiras.

A formação de princípios e valores de uma criança é um tema recorrente no cinema, em menos de um ano vi vários filmes sobre o assunto, O Laço Branco (2009) de Michael Haneke ou o vencedor do oscar de este ano Heavnen (2010). É claramente um assunto bastante interessante, o passo para a adolescência e a consciencialização daquilo que o rodeia e que irá para sempre marcar a personalidade de um ser humano.

Dou-lhe um 7/10, gostei bastante e mereceu sem duvida os prémios que ganhou em Espanha. A caracterização da época está bastante bem, o modo de vida das pessoas, a pobreza da época, a perseguição dos fraquistas aos republicanos. Assim como a interpretação do pequeno Andreu e da sua mãe. Um filme forte e com um final bastante duro mas inesquecivel.

Sem comentários:

Enviar um comentário