7 de outubro de 2011

Le Million (1931) - Filme Francês

Estamos em 1931 e o cinema sonoro está a dar os seus primeiros passos, René Clair tira o melhor proveito desse novo avanço tecnológico para estrear Le Million (1931). O filme não só inovou em termos de som como também utiliza algumas técnicas novas de filmagem. René Clair alguns meses mais tarde de estrear este filme lança outro trabalho À nous la liberté (1931), o qual também já falei aqui.

A historia é sobre Michel (René Lefèvre) um pintor que vive em Paris, partilha o apartamento com um amigo escultor, Prosper (Jean-Louis Allibert). Michel deve dinheiro a meio bairro, que o perseguem para que pague as suas obrigações, até ao momento que ganha na lotaria e é milionário. Mas ele não encontra o bilhete e junto com os seus amigos irá tentar encontrar o paradeiro do dito bilhete.

Dou-lhe um 6/10, é uma comédia musical com momentos românticos, um verdadeiro sucesso na altura na sua estreia. Há uma cena inicial bastante famosa e influente no cinema, René Clair desvenda desde o inicio o final do filme e sobre os telhados de Paris vemos uma panorâmica incrível da cidade em inícios do anos 30. Filme divertido, influente e sobretudo inovador.

Sem comentários:

Enviar um comentário