23 de setembro de 2011

A Nous la Liberté (1931) - Filme de René Clair

Faz este ano o seu 80º aniversário, A Nous la Liberté (1931) dirigido pelo francês René Clair, que entre os seus trabalhos mais famosos destaco The Ghost Goes West (1935) e Les Belles de nuit (1952). Este foi o seu segundo filme sonoro e foi uma mistura entre musical e comédia.

A historia é sobre dois amigos, Emile e Louis, que estão na prisão e tentam fugir mas só Louis consegue escapar-se. Ele começa um pequeno negocio que aos poucos vai crescendo até que se torna num empresário de sucesso. Mais tarde Emile sai da prisão e revê a Louis mas este ultimo já vive em outra realidade e parece que se esqueceu da amizade entre ambos.

Dou-lhe um 6/10, o filme utiliza o género de comédia do cinema mudo, embora muitas das piadas são forçadas e com pouca graça. Teve alguma polémica, pois critica a industrialização e as pobres condições dos trabalhadores, chegando mesmo a comparar a fabrica a uma prisão. Mais tarde acusou-se que Charlie Chaplin copiou a famosa cena da cadeia de montagem em Modern Times (1936), Chaplin sempre negou embora a cena é sem duvida muito parecida.

1 comentário: