19 de setembro de 2011

Shaft (1971) - Filme de Gordon Parks

Há 40 anos atrás Gordon Parks nunca imaginou que Shaft (1971) se iria transformar em filme de culto e mais que isso foi um dos filmes criadores do género Blaxploitation (filmes realizados por negros com atores também negros). Shaft (1971) teve um orçamento de 500 mil dólares e obteve um lucro impressionante de 13 milhões de dólares.

A historia é sobre John Shaft um policia de Nova Iorque que trabalha entre os limites da justiça. Um dia recebe a visita de um mafioso negro que pede os serviços de Shaft para salvar a sua filha que foi raptada por um grupo de mafiosos italianos. Estes italianos querem tomar de assalto a Harlem. Shaft juntamente com uns amigos irão lutar para que isso não aconteça.

Melhores Filmes de 1971

Dou-lhe um 7/10, talvez seja uma nota exagerada pois o argumento é fraco, cheio de clichés do cinema noir. Contudo o filme é comico, com uma excelente fotografia de Nova Iorque sobretudo do bairro de Harlem. Além da magnifica banda sonora, que chegou a ganhar um oscar. Um filme que faz parte da cultura pop e que chegou a ter um remake em 2000 mas que ficou bem abaixo do original.

1 comentário:

  1. Estes filmes dos anos 70 às vezes conseguem transmitir uma atmosfera bem realista de Nova Iorque. Tenho de ver :)

    ResponderEliminar