15 de janeiro de 2012

70º Aniversário de Ser ou Não Ser (1942)

Estamos em 1942, em plena II Guerra Mundial e o Alemão, residente em Hollywood, Ernst Lubitsch faz um filme repleto de humor negro, brinca com a situação europeia, com os nazis e até com a própria classe artística. Ernst Lubitsch foi um dos cineasta mais conceituados durante a passagem do cinema mudo para o sonoro. To Be or Not to Be (1942) foi certamente dos seus trabalhos mais valorizados.

A historia passa-se na Polónia ocupada pelos Alemães, um grupo de atores de teatro com recursos limitados, preparam uma peça onde ridicularizam os nazis. Mas com a invasão alemã a peça é cancelada e os atores ficam no desemprego. Contudo eles juntam-se para ajudar a resistência para ocultar uma informação importante.

Dou-lhe um 8/10, quando o filme saiu foi duramente criticado por "brincar" com uma situação real e cruel que se vivia na altura. Contudo o tempo fez justiça e o filme ganhou o estatuto de culto, sendo hoje considerando como uma das melhores comédias do século passado. É realmente muito divertido, cheio de humor inteligente e requintado. Boas interpretações e banda sonora. Recomendável.

1 comentário:

  1. Isto sim é comédia, o ator principal faz um papel muito legal. Tenho que reve este filme.

    Adoro o seu blog.
    Emerson

    ResponderEliminar