13 de janeiro de 2012

Terça, Depois do Natal (2011) - Roménia New Wave

Na minha opinião, hoje a Roménia é o país europeu que melhor cinema produz, curiosamente um país com menos recursos em relação às "grandes economias europeias". Roménia New Wave (Nova Onda) é o termo internacional aplicado aos filmes romenos desde o inicio deste século, geralmente aborda temas sociais dos anos 80, ainda sobre a alçada do regime comunista de Nicolae Ceauşescu, ou assuntos já na era capitalista. São vários os filmes que já abordei neste blog e ao final do artigo deixo uma lista deles.

Em relação a Terça, Depois do Natal(2011), é um filme que se estreou no festival de Cannes em 2010, mas que só foi lançado internacionalmente um ano depois. Foi dirigido e escrito por Radu Muntean, que fez a sua 4ª longa metragem.

A historia é sobre Paul Hanganu (Mimi Brănescu) um homem casado há 10 anos, com uma filha menor, banqueiro e com uma vida bastante estável. Apaixona-se por Raluca (Maria Popistaşu) uma dentista, uns anos mais nova que ele. O seu amor é correspondido, e os dois mantêm uma relação às escondidas da sua mulher. Ainda assim Paul tem um grande carinho pela sua esposa.

Dou-lhe um 8/10, adorei o filme, achei que aborda o tema da infidelidade de uma forma bastante original e real. O filme começa com uma fabulosa cena de cama entre os dois amantes, onde vemos a paixão e a novidade entre os dois. Depois vemos a rotina habitual entre um casal com 10 anos de casamento. Um dos pontos altos do filme é o encontro ocasional entre as duas mulheres. Um filme a não perder que não tem os habituais clichés dos filmes que abordam este tema.

Alguns filmes Romenos da Nova Onda:




  • 4 meses, 3 semanas e 2 dias




  • Katalin Varga




  • Se quero assoprar, assopro




  • Morgen


    • 2 comentários:

      1. Digo mais a importancia do cinema romeno hoje é igual ao expressionismo alemão dos anos 20 ou o neorrealismo italiano dos anos 40.

        Ivo

        ResponderEliminar
      2. A Roménia tem estado em grande. Que continue assim, têm produzido grande cinema!

        http://onarradorsubjectivo.blogspot.com/

        ResponderEliminar