9 de janeiro de 2012

80º Aniversário de Scarface de Howard Hawks‏

Um dos filmes mais famosos Brian de Palma foi Scarface (1983) mas quando saiu o original este famoso cineasta ainda não havia nascido. No inicio dos anos 30 os filmes de ganster's estavam muito em voga, em 1931 Inimigo Publico foi um sucesso de bilheteiras e um ano depois Howard Hawks lança Scarface, um dos filmes mais influentes dentro do género.

A historia é sobre Tony Camonte (Paul Muni), um gangster de origem italiano, ignorante e sem escrúpulos que trabalha para Johnny Lovo (Osgood Perkins). Contudo Tony é bastante ambicioso e que ocupar o lugar do seu chefe e assim dominar o crime organizado da cidade, numa altura onde o álcool é proibido nos estados Unidos.

Dou-lhe um 7/10, um filme bastante agradável mesmo com 80 anos, é um retrato "in vivo" dos anos conturbados que se viveram nos Estados Unidos nesta época. Os atores principais estão bastante bem, nota-se já alguma profissionalidade no setor, coisa que em alguns anos anteriores não havia. Filme considerando como um dos melhores de sempre do género de crime-gangster.

2 comentários:

  1. É um ótimo filme do gênero, mas considero a refilmagem de Brian DePalma ainda melhor.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. O remake de Brian de Palma é bastante boa, contudo tem para mim algumas falhas no argumento.

    ResponderEliminar