7 de janeiro de 2012

Circumstance (2011) - Filme Iraniano

Houve duas razões porque vi este filme, a primeira é que ganhou o prémio do publico no festival independente de Sundance de 2011. A segunda foi porque geralmente gosto de cinema iraniano, em menos de um ano já falei aqui em alguns filmes desse país como Ninguém Sabe Nada dos Gatos Persas (2009), About Elly (2009), ou Copia Certificada (2010). Circumstance (2011) foi dirigido por Maryam Keshavarz, uma mulher nascida nos Estados Unidos mas de ascendência iraniana. O filme foi filmado no Líbano.

A historia passa-se em Teerão, onde Atafeh (Nikohl Boosheri), uma adolescente de família rica que costuma participar em festas com a sua mulher amiga, Shireen (Sarah Kazemy), elas experimentam drogas, bebem e têm relações sexuais entre elas. As duas são felizes até que aparece o irmão de Atefeh, um ex drogado que se converte em radical muçulmano e que pretende casar-se com Shireen.

Dou-lhe um 6/10, o mais interessante do filme é o personagem do irmão de Atafeh, um drogado que para obter respeito junta-se ao islamismo fundamentalista, renegando a sua educação liberal e até a sua própria família. O resto não é muito original, todos sabemos dos problemas que têm os homossexuais em países com ditaduras e até mesmo em países chamados livres. Um filme que teve o apoio de produtoras e distribuidoras norte americanas e chegou a ser catalogado como propaganda americana.

1 comentário:

  1. A diretora do filme é uma judia americana. O fato de ser ambientado no Irã não dá ao filme a nacionalidade iraniana, assim como o filme Cleópatra com a Liz Taylor não é um filme egípcio.

    ResponderEliminar