1 de janeiro de 2012

Filmes de Culto - O Que Terá Acontecido a Baby Jane?

O 1º filme que decidi falar este ano é What Ever Happened to Baby Jane? (1962) um dos meus preferidos de 1962. Foi dirigido por Robert Aldrich e contou com duas enormes estrelas do século passado Bette Davis e Joan Crawford, que curiosamente se odiavam mutuamente na vida real. O filme ganhou em pouco tempo o estatuto de culto vencendo vários prémios ou nomeações nos festivais mais importantes.

A historia é sobre Jane Hudson (Bette Davis) que alcançou a fama quando era uma menina conhecida então como "baby jane", mas na fase adulta foi esquecida e agora envelhecida e completamente esquecida pelo publico vive fechada numa mansão com a sua irmã Blanche Hudson (Joan Crawford) que conseguiu obter sucesso na fase adulta mas após um acidente vive em cadeira de rodas. As duas odeiam-se e acusam-se das mais terríveis coisas.

Dou-lhe um 8/10 é um filme obrigatório, que transmite uma crescente tensão entre as duas magnificas actrizes. Um argumento bem elaborado que aborda um tema bastante interessante sobre as crianças prodígios que são o centro das atenções quando pequenos mas quando adultos são esquecidos e surgem então os problemas psicológicos adjacentes.

3 comentários:

  1. Não vi este filme mas o argumento parece interessante. Faz lembrar o pequeno Saul.

    Ivo

    ResponderEliminar
  2. É um filme brutal. Magnifico, um dos culpados por eu gostar tanto de cinema e bons argumentos

    ResponderEliminar
  3. É um filme brutal. Magnifico, um dos culpados por eu gostar tanto de cinema e bons argumentos

    ResponderEliminar