17 de fevereiro de 2012

Filmes de Culto - Solaris (1972)

Um dos filmes mais importantes de ficção cientifica faz este ano o seu 40º aniversário. Solaris (1972) filme da antiga União Sovietica, dirigido por Andrei Tarkovsky é uma adaptação do livro com o mesmo nome do escritor polaco Stanisław Lem. É notório também a grande influencia que a obra prima de Kubrick, 2001 Odisseia no Espaço (1968) teve. Solaris (1972) venceu Cannes e para muitos este foi o melhor trabalho de Tarkovsky.

A historia é sobre Chris Kelvin (Donatas Banionis) um psicologo que passa o seu ultimo dia no planeta terra antes de embarcar numa nave espacial em direção à estação espacial junto ao planeta Solaris. Chris é alertado por um amigo do seu pai dos perigos que lhe esperam neste planeta, no entanto ele não dá importância a esses conselhos. Ao chegar à estação Chris depara-se com várias situações insólitas, um dos membros da população suicidou-se e os restantes estão bastante alterados.

Dou-lhe um 8/10, acho que o filme merece bem o estatuto de culto que tem. Tarkovsky com um orçamento baixo e com efeitos especiais limitados consegue transmitir bem as duvidas que Chris Kelvin tem ao longo do filme, um psicólogo que mesmo sabendo que esta a atuar mal não quer ver a verdade. Para mim merece estar na lista de melhores filmes de ficção científica. Há 10 anos atrás Steven Soderbergh fez um remake de Solaris com George Clooney.

4 comentários:

  1. Solaris não é tão bom como o filme de Kubrick, mas é sem duvida importante no cinema.

    ResponderEliminar
  2. Ni aunque le hayas dado un 8 la pienso ver!!

    Vi el remake de hace diez años y me parecio muy "aborrecido", menos mal que estaba Natasha McElhone... su antecesora rusa debe estar muy buena porque si no...

    Ghetto Defendant

    ResponderEliminar
  3. Há muitos anos leio sobre este filme, mas não tive a oportunidade de conferir.

    Conheço a importância do cinema de Tarkovsky, mas não assisti filme algum dele.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Ghetto Defendant creo que no te gustaria esta peli, no es tu genero de cine.

    Hugo vale a pena conferir

    ResponderEliminar