15 de fevereiro de 2012

O Artista (2011) - Regresso do Cinema Mudo

The Artist (2011) é o filme que mais se fala atualmente, e não é de estranhar, é o filme a preto e branco e mudo que tem ganhado vários prémios e teve uma excelente receção em termos de bilheteira. Dirigido pelo francês Michel Hazanavicius que já há muito tempo que procurava fazer um filme mudo mas os produtores tinham muitos duvidas sobre o sucesso do projecto.

A historia passa-se em 1927 e George Valentin (Jean Dujardin) é uma enorme estrela do cinema mudo, todos os seus filmes são grandes sucessos. Peppy Miller (Bérénice Bejo) é uma jovem que ambiciona ser atriz e conhece de forma acidental a Valentin e entre eles nasce uma química. Mais tarde surge o cinema sonoro e Valentim caí em queda livre enquanto que Peppy começa a surgir como uma das grandes estrelas.

Dou-lhe um 7/10, é preciso ter coragem para lançar um filme mudo em pleno século XXI e só por isso há que dar os parabéns ao cineasta francês. O filme é divertido e uma merecida homenagem ao cinema mudo. Excelentes interpretações dos dois atores principais. O guarda roupa e a caracterização da época está magnifica. Ainda sim, o argumento é simples mas sendo o filme mudo não poderíamos esperar muito deste aspecto.

1 comentário:

  1. O filme é original mas para ser considerado o melhor filme do ano é exagerado. Está engraçado e divertido mas não é o melhor.

    Dinis Moreira

    ResponderEliminar