7 de março de 2012

Aguirre, o Aventureiro (1972) - Aguirre, a Cólera dos Deuses

Quando Werner Herzog, um dos cineasta alemães mais famosos nos anos 60/70, decidiu levar ao grande ecrã Aguirre, der Zorn Gottes (1972) nunca imaginou dos inúmeros problemas que iria encontrar, filmou tudo na América do sul com muito pouco dinheiro e durou 5 duras semanas. Baseou-se em fatos históricos, na expedição do conquistador espanhol Pizarro e no Comandante Lope de Aguirre.

A historia passa-se em 1561 entre Peru e o Rio Amazonas, o conquistador Gonzalo Pizarro leva uma equipa para encontrar a famosa cidade de ouro, El Dorado. No entanto o terreno é cada vez mais complicado para avançar e após alguns problemas Pizarro decide mandar uma pequena equipa em busca da cidade enquanto ele esperará durante 10 dias. Nessa pequena equipa vai Lope de Aguirre, um homem demasiado ambicioso que levará a tripulação à desgraça.

Dou-lhe um 7/10 é um filme com uma magnifica fotografia, é deslumbrante ver as paisagens da América do sul e o guarda roupa do século XVI. As interpretações estão bastante bem, seguramente o desespero de passar 5 semanas na selva em condições extremas tenha ajudado. Klaus Kinski que faz de Aguirre e está genial mesmo que parece muito estranho ouvir espanhóis a falar em alemão. O filme ganhou o estatuto de culto e influenciou filmes como Apocalypse Now (1979).

4 comentários:

  1. Vi esta pelicula en el canal Arte hace algunos años. La recuerdo como una pelicula bastante lenta, pero que consigue meterte en la paranoia de los que vivieron la experiencia. KLaus Kinski esta genial interpretando al chalado de Lope de Aguirre.
    La historia de los vascos tambien encuentra piedras en el zapato, y me parece genial que se muestre a esta gentuza tal y como era.

    Ghetto Defendant

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Aguirre era Basco, talvez por isso não teve problemas en trair o imperio espanhol.

      Eliminar
  2. gostei bastante deste filme , recomendo tb o Fitzcarraldo (1982) mais uma aventura alucinante na america do sul!

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida, o melhor Herzog. Muito melhor que os filmes que tem feito ultimamente.

    ResponderEliminar