15 de maio de 2012

Diner (1982) de Barry Levinson

Barry Levinson foi um dos cineastas mais importantes do final do século passado, com filmes como Good Morning, Vietnam (1987), Rain Man (1988) ou Bugsy (1991). Um dos filmes mais importantes da sua carreira é Diner (1982), conhecido em Portugal como Adeus amigos e no Brasil como Quando os jovens se tornam adultos, que faz este ano o seu 30º aniversário. Diner (1982) teve um excelente elenco Steve Guttenberg, Kevin Bacon, Mickey Rourke entre outros.

A historia passa-se em Baltimore, uma média cidade no norte dos EUA, no ano de 1959 e acompanha o reencontro de uns jovens que se juntam para festejar o casamento de um deles. Todos eles tomaram diferentes caminhos após terem terminado os estudos e agora regressam ao café onde costumavam passar grande parte do tempo livre quando eram estudantes para falarem do passado, presente e futuro. Esse café é como uma segunda casa, bem mais que um ponto de encontro.

Dou-lhe um 6/10, o formato é bastante parecido com American Graffiti (1973) de George Lucas, mas agora os amigos são mais velhos e têm que enfrentar que estão a tornar-se adultos. Filme com bom argumento, interpretações e banda sonora. Ainda assim, a mim pareceu-me que havia demasiadas personagens e que ao final não chegavas a conhece-las bem.

1 comentário:

  1. Tenho curiosidade em ver este filme, principalmente pelo elenco de bons atores ainda jovens na época, porém não tive oportunidade.

    Abraço

    ResponderEliminar