19 de maio de 2012

Manual de Instruções Para Crimes Banais(pt) - Aconteceu perto da Sua casa (br)

C'est arrivé près de chez vous (1992) é um filme belga considerando por muitos como um filme de culto que faz este ano o seu 20º aniversário. Geralmente gosto bastante de comédias negras, penso inclusive que se pode brincar com tudo ou quase tudo, mas este filme não sei se poderá classificar-se como comédia. É um falso documentario e foi dirigido por Rémy Belvaux, André Bonzel e Benoît Poelvoorde que também desempenha o papel principal.

A historia é sobre Ben um carismático serial killer que mata quem lhe apetece, gosta de musica clássica e filosofia. Um dia dois jovens pedem-lhe permiso para filmar o seu dia a dia. Ben deixa-se filmar e até lhes apresenta a sua família e amigos. Os dois jovens nunca interrompem ao assassino e este fala abertamente para a camara com orgulhoso nos seus atos.

Dou-lhe um 4/10, o filme é filmado por câmaras de mão e não tem banda sonora, além disso está a preto e branco. Sinceramente não gostei, achei que o uso de violência excessivo sobretudo a parte onde viola uma mulher, houve momentos que tive de virar a cara do ecrã. Não consigo entender o porquê de ser um filme de culto, não é original e tecnicamente não me parece bem filmado nem interpretado.

2 comentários:

  1. o filme é de 1992. nunca se vira um filme desta natureza. para se entender o cinema, temos de testar a sua temporalidade antes de o tornar intemporal... o filme passou no fantasporto e adorei vê-lo na altura - mexeu com as minhas entranhas - o que é mais do que se pode dizer de muitos filmes... mas sim, cada um com a sua opinião... AnaMor

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do filme! Nunca me esqueci dele, nem da sua (infeliz) actualidade!
    É um testemunho sobre a indiferença, mais do que um filme negro, acho...
    Abraço do falcão

    ResponderEliminar