26 de julho de 2012

Almanya (2011) - Bem-vindo a Alemanha

Depois da II Guerra Mundial a Alemanha necessitava de mão de obra estrangeira para a sua reconstrução e posterior crescimento, isso fez com que muitos fossem à Alemanha em busca de melhor sorte. A maior comunidade imigrante em Alemanha é sem duvida de origem turca e em Almanya (2011) aborda este tema. Foi dirigido por Yasemin Şamdereli, uma cineasta alemã de origem turca.

A historia é sobre Hüseyin, um emigrante turco na Alemanha há mais de 40 anos. É dos primeiros emigrantes chegados à Alemanha e nos primeiros tempos fica sozinho deixando a sua família em Turquia, mas depois decide levar a sua família. Ao principio é um choque cultural mas aos poucos começam a adaptar-se à Alemanha e logo a identificar-se mais com a nova nação do que com a Turquia. Agora já reformado Hüseyin quer voltar ao seu país natal.

Dou-lhe um 7/10, gostei bastante da maneira como esta dirigido o filme com flash-backs sobre o passado de Hüseyin, além disso o filme varia entre a comédia e o drama mas sempre com um bom estilo e dizendo muitas verdades. Enquanto via o filme não pôde deixar de pensar que eu mesmo sou também um emigrante e que o meu filho já nascido aqui terá possivelmente pouca influencia do meu país. Talvez por isso me emocionei varias vezes ao ver este filme.

6 comentários:

  1. vc sabe quem é o autor do poema que é recitado no final do filme?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. gostei bastante desse poema mas nao sei o autor. Peço deculpa nao poder ajudar

      Eliminar
    2. "Chamamos mão-de-obra, vieram seres humanos" é uma citação do escritor suiço Max Frisch.

      Eliminar
  2. onde posso encontrar legendas em portugues para o filme?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê no legendas tugas divx, ou com o bsplayer saltam automaticamente.

      Eliminar
  3. Alguem sabe onde posso comprar o filme?

    ResponderEliminar