9 de agosto de 2012

Freaks (1932) de Tod Browning

Quando Freaks (1932) estreou há precisamente 80 anos foi um verdadeiro fracasso comercial. Nos Estados Unidos recebeu uma chuva de criticas e em muitas salas de cinema foi retirado enquanto no Reino Unido foi proibido a sua estreia. Coincidência, ou não, foi o inicio de vários projetos falhados de Tod Browning, o criador de Dracula (1931).

A historia passa-se num circo composto por personagens com deficiência ou singularidades, onde uma bela trapezista, chamada Cleópatra, seduz a um anão chamado Hans, o dono de uma enorme fortuna. Ela tem um relacionamento às escondidas com Hércules, o homem forte do circo, e os decidem dar "o golpe do baú" ao anão Hans. Contudo no dia do casamento as coisas não correm bem, Cleópatra e Hércules embriagados beijam-se em frente de todos.

Dou-lhe um 6/10, após a morte de Tod Browning nos anos 60, houve várias homenagens ao seu trabalho em diferentes festivais, onde Freaks (1932) foi re-lançado e começou a ganhar o estatuto de culto que tem hoje. Umas das consequencias do filme foi o surgimento do próprio termo Freak para designar alguém anormal, estranho ou marginal. Filme interessante mas sem grande argumento.

1 comentário:

  1. Gosto muito deste filme, é um drama forte

    Hoje com o "politicamente correto", seria impossível este longa ser filmado.

    Abraço

    ResponderEliminar