4 de novembro de 2012

The Magnificent Ambersons (1942) de Orson Welles

Quando o filmes estreou, há 70 anos, foi bastante mal recebido pelo publico e pela critica, o que obrigou o estudio, Mercury Productions, a fazer varias alterações ao filmes, colocou-lhe um final mais feliz e dos 148 minutos originais passou a 88 minutos. Orson Welles, que curiosamente estava no Brasil nessa altura acusou os estúdios de crime ao seu trabalho.

A historia passa-se numa pequena localidade de Indianápolis, onde Isabel (Dolores Costello), filha de um dos homens mais ricos da região vai casar-se com Eugene (Joseph Cotten), mas este a humilhou em publico e ela decide casar-se com outro. Isabel tem um filho, George (Tim Holt) que é arrogante e invejoso. Após a morte do marido de Isabel, Eugene tenta voltar a casar com ela mas agora será o filho um obstáculo.

Dou um 6/10, é uma pena que o filme original de Orson Welles tenha sido apagado. Aquele que eu vi e o único disponível é bastante simples, filme sobre um amor impossível que atravessou gerações. A fotografia e os ângulos filmados de Welles estão bastante bem mas ao filme falta-lhe mais conteúdo e mais vida.

2 comentários:

  1. Até parece que quando falamos de Orson Welles estamos perante algo genial. Este filme é ruim tal como outros filmes dele com a exeção de Citizen Kane.

    Emerson

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente vários trabalhos de Welles terminaram em brigas com produtores e problemas durante a montagem.

    O Frankenstein de 1910 está disponível no Youtube. Link abaixo

    http://www.youtube.com/watch?v=TcLxsOJK9bs

    Abraço

    ResponderEliminar