18 de dezembro de 2012

Melhores Filmes de 1982

No inicio dos anos 80 a fição cientifica estava em auge e o ano de 1982 é prova disso com varios filmes que se tornaram classicos. Neste ano E.T. bateu todos os records de bilheteira enquanto Gandhi ganhou 8 oscars.

Eis a minha lista:

1 - Gandhi
R. Attenborough consegui transmitir a riqueza da vida de Gandhi, as mais de 3 horas de duração em nenhum momento são aborrecidas. A interpretação de Ben Kingsley é magnifica, seria difícil alguém fazê-lo tão bem. O filme é grandioso, a fotografia, o cenário, os extras, a banda sonora, a montagem, maquilhagem, etc.

2 - Blade Runner
Adorei como R. Scott mos mostra o planeta terra meio caótico e a duvida de quem era ou não um clone, sobretudo aqui os clones têm sentimentos algo a partir daqui que será utilizado várias vezes no cinema. Um dos filmes mais influentes no género de fiçao cientifica.

3 - The Thing
o ambiente que se vive no acampamento de exploradores foi inúmeras vezes imitado em outros filmes. O medo e a desconfiança entre eles faz com que haja uma constante tensão ao longo do filme, além disso, juntamos a musica fantastica de Ennio Morricone e está assim criado um dos melhores filmes de fiçao cientifica de todos os tempos.

4 - Fanny e Alexander
Embora seja excessivamente longo o filme está brilhantemente filmado, as roupas, a fotografia, os cenários, todos os pormenores são deliciosos.
Além disso, gostei da historia, de conhecer a família Ekdahl, as suas personagens e sobretudo o seu bom humor. Para mim o melhor filme de
Bergman

5 - E.T. - O Extraterrestre
é um filme para toda a família que consegue sensibilizar até os menos insensíveis. Tecnicamente o filme está muito bem feito, fotografia, som ,
efeitos especiais, etc

6 - Fitzcarraldo
as incríveis paisagens amazónicas com a opera usada pelo ator principal dão um espetaculo incrível, um filme agradável sobre a procura de um sonho, a sua audácia, o seu heroísmo e obviamente a sua loucura.

7 - Yol (1982) O Caminho
o filme tenta demonstrar a realidade daqueles tempos na Turquia, um país onde o respeito dos direitos civis no existia e principalmente os direitos das mulheres é inexistente, sobretudo nas zonas mais rurais e profundas da Turquia.

2 comentários:

  1. Tenho de ver o Yol, mas boas escolhas no geral. The Thing é capaz de ser o meu preferido.

    ResponderEliminar
  2. Faltaram Conan, o Bárbaro e Rambo.

    ResponderEliminar