4 de janeiro de 2013

The Angels' Share (2012) de Ken Loach

Sempre tenho acompanhado o cineasta britânico Ken Loach. Ultimamente fez Route Irish (2010) ou Looking for Eric (2009). É um cineasta que dirige filmes sobretudo dramáticos embora ultimamente tenha entrada um pouco na comédia. The Angels' Share (2012) é o seu ultimo trabalho, que recebeu boas criticas em estreou em Cannes 2012.

A historia passa-se em Glasgow, na Escócia, onde um grupo de pequeno delinquentes são enviados para fazer trabalhos forçados para a comunidade. Aí são chefiados por Harry que tenta ajuda-los a todos de alguma maneira. Um dia leva-os a conhecer uma destilaria de whisky, e Robbie (Paul Brannigan) fica encantado com todo o processo e isso irá mudar a sua vida.

Dou um 6/10, um dos filmes mais leves e menos dramáticos de Ken Loach, alias, são inúmeras as piadas e situações caricatas. Ainda assim, na minha opinião a comédia não é o terreno forte para este cineasta, as piadas e personagens são exageradas, ou seja, o filme não tem grande piada. Obviamente que Loach não tem obrigação de fazer sempre dramas, mas é esse o ambiente onde tem melhor desempenho.

2 comentários:

  1. Una de las peliculas más "flojas" de Loach sin duda. Es dificil conseguir conjugar comedia con critica social y esto lo hizo con meastria en "buscando a Eric". Ya lo conseguiste amigo Ken, no tientes a la suerte...
    ... pero la ha tentado y el resultado es el que es, una peli de entretenimiento sin más, que ni te hace descojonarte (a mi el personaje ultraexagerado del "amigo tonto" me da más verguenza ajena que gracia) y ademas pierde la oportunidad de hacer una critica más feroz a un sistema judicial que hace aguas por los cuatro costados.
    Que pena...

    Ghetto defendant

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, he tenido el mismo sentimento de verguenza ajena por el amigo tonto.

      Eliminar