27 de fevereiro de 2013

Argo (2012) de Ben Affleck

Ben Affleck é considerado por muitos como um "canastrão", tanto como ator como cineasta, já por varias vezes foi nomeado aos Golden Raspberry (prémios americanos aos piores no cinema). Contudo, olhando ao seu curriculum, vemos que dirigiu Gone Baby Gone (2007) ou escreveu Good Will Hunting (1997). E eis que agora dirige e atua em Argo (2012), filme aclamado pela critica e publico, que incluso já recebeu inúmeros prémios.

É uma historia verídica e passa-se em 1979, quando a embaixada norte-americana em Teerão é invadida por militantes islâmicos e estudantes iranianos, exigindo a extradição do ex-governante do país Mohammad Reza Pahlavi, gerando uma crise de reféns. Entretanto, seis americanos conseguiram sair da embaixada antes da invasão, escondendo-se na residência do embaixador do Canadá, o CIA vai tentar resgata-los.

Dou um 8/10, um verdadeiro thriller, cheio de adrenalina que com o desenrolar dos acontecimentos nós transmite muita tensão. Os pormenores estão deliciosos, o retrato dos acontecimentos e da época está excelente, parece mesmo que estamos em Teerão. Embora se possa acusar que o filme é uma exaltação aos serviços americanos também não deixa de ser menos verdade que desde o primeiro minuto Affleck culpa os norte americanos da situação existente em 1979 no país. Um dos melhores filmes de 2012.

2 comentários: