1 de março de 2013

Serpico (1973) de Sidney Lumet

A carreira de Sidney Lumet foi rica em grandes filmes, tantos que por vezes Serpico (1973) não é referido como essas grandes obras do cineasta. Uma injustiça, diga-se desde já. O filme foi um verdadeiro sucesso de bilheteira e 40 anos depois da sua estreia é considerado como um clássico do cinema. O filme foi baseado no livro de Peter Maas e deveria ser obrigatório das escolas.


A historia é sobre Frank Serpico, um policia de Nova Iorque que desde criança quis ser policia. Contudo ao chegar às patrulhas nota que os distintos departamentos a que é enviado estão cheios de corrupção, os policias cobram dinheiro e com consentimento dos seus superiores. Frank decide não receber dinheiro e isso irá criar-le vários inimigos dentro da policia.

Dou um 8/10, uma historia que vale a pena ser contada e visto. Um exemplo como ser humano que com os seus princípios claros não se deixa corromper por uma sociedade mesquinha e sem valores. A atuação de Al Pacino e bastante boa. Sidney Lumet trabalha bastante bem o filme em termos de som e imagem e vai-nos contado a historia com alguns flash backs bastante interessantes. Um maravilhoso filme.

1 comentário:

  1. Um ótimo filme, um dos mais marcantes dos anos setenta e com um tema sempre atual.

    Tem um selo no blog para você.

    Abraço

    ResponderEliminar