9 de abril de 2009

Melhor Filme Estrangeiro 2009

Só agora é que consegui ver quase todos os filmes nomeados para melhor película estrangeira de 2008, aliás penso que o nome da categoria não está bem traduzido, em inglês é "Best Foreign Language Film" o que deveria dizer melhor filme em língua estrangeira, ou seja, neste caso língua não inglesa. É assim, com esse nome bem xenófobo, que a Academia denomina a sua categoria mais confusa e imprevisível. A questão básica é muito simples. O oscar é basicamente uma acção para promover o cinema norte-americano em todo o mundo; É um grande e muito bem sucedido trabalho de marketing, e os estrangeiros estão ali apenas para justificar a globalização. Dá a sensação que eles “furaram”a festa alheia.

Eles tomam o máximo de cuidado e criam o máximo de dificuldades para que esse prémio não venha tomar uma dimensão grande demais, que possa empalidecer o produto nacional. E basicamente, americano não gosta de filme legendado, (o problema das dobragens nunca foram resolvidos a contento) e não se interessam pela cultura estrangeira.

Penso que é uma categoria um pouco desvalorizada em detrimento com a de melhor filme, visto que várias vezes existem filme na categoria de melhor filmes estrangeiros que são melhores que os nomeados para melhor filme (língua inglesa). Além disso chega a ser contraditório em algumas situações, é o caso de alguns filmes estarem nomeados para as duas categorias, como foi o facto de "A Vida é Bela".

Do ano de 2008, os filmes escolhidos pela academia, foram Departures(Japão), Valsa com Bashir (Israel), The Baader-Meinhof Complex(Alemania), Entre les Murs (França) e Revanche (Austria), o vencedor foi o Japanês, um filme sem duvida diferente, sobre um homem que sai de Toquio para ir viver numa pequena cidade e convertir-se em uma espécie de cangalheiro mas ao estilo japones. Este é o tipo de filme que agrada aos votantes da academia, a mim parece-me que merecia ser nomeado mas não a levar a estatueta.

Os restantes filmes todos têm qualidade para estarem nesta lista, gostei de todos e se tivesse que escolher um entre os cinco, iria para Revanche, por ser um filme com uma histroria dura e crua de um homem que tenta mudar pela via menos ortodoxa.

Parece-me ainda que houve vários filmes realizados em 2008 que poderiam fazer parte dos finalistas para esta categoria, Che the Argentine de Steven Soderbergh, Gomorra (italiana), Kandidaten (dinamarquesa), 4 meses, 3 semanas e 2 dias (romena) ou 4 noites com Ana (polaca). Destas o filme de Soderbergh não ser nomeado para melhor filme e Benicio del Toro para melhor actor parece-me incrivel.

Che de Argentine, foi a meu ver dos melhores filmes realizados de 2008, é claro que era uma pelicula controversa, a persoagem de Che Guevara será sempre um heroi e fonte de inspiração para uns e um assasino e radical para outros. O realizador tentou fugir as polémicas, estudando a fundo a vida de Che e decidiu dividir o filme em duas partes.

O filme é uma obra prima, que fala tanto de Che, como de personagens como Raul e Fidel Castro de um modo imparcial, mostra tanto os defeitos como as virtudes, a coragem e o medo de cada um. Com esta atitude de esquecimento deste filme a academia de Hollywood demonstrou a sua pequenez, com medo de não ser politicamente correta deixa o filme de lado.

Contudo a historia faz se de tempo, e acredito que na historia este filme passará a ser considerado um clássico, e mais um erro do academia.

Sem comentários:

Enviar um comentário