18 de fevereiro de 2010

Uma Outra Educação (2009) - An Education

Sai brevemente nas salas de cinema An Education (2009) em Portugal tem o nome de Uma Outra Educação enquanto no Brasil somente Educação. O filme teve uma excelente recepção no festival de cinema Sundance 2009 e foi recentemente nomeado para 3 oscars, nas categorias de melhor filme, melhor argumento adaptado e melhor actriz principal. O filme foi realizado por Lone Scherfig e baseado nas memorias autobiograficas de uma jornalista inglesa Lynn Barber. O filme conta nos principais papeis com Carey Muligan e Peter Sargaard.
A historia é sobre Jenny Miller uma jovem de 16 anos que é filha única e vive com os seus pais. É bela, inteligente e sonhadora e aguarda com impaciência a chegada da vida adulta. Os seus pais tem já o futuro dela delineado, ir estudar para a Universidade de Oxford, mas ela tem outros planos e sonhos. Entretanto ela conhece a David, uma homem de trinta anos, charmoso, alegre e educado, de imediato ela apaixona-se por ele e começa a descobrir um mundo novo, um mundo que antes só podia imaginar. Assim, ela enfrenta a um dilema entre continuar com a sua educação formal ou a famosa escola da vida.

O filme bem vários pontos interessantes, o argumento remete-nos aos anos 60 que estão muito bem caracterização em termos de guarda-roupa e fotografia, mas sobretudo em termos sociais, numa altura onde a mulher deixava de estar unicamente ligada as tarefas domesticas para poder ter uma carreira profissional tal como o homem. Dá-nos também a visão dos pais da jovem que por uma lado querem ver a filha a estudar mas ao ver que ela pode casar deixam de pressionar para que vá tirar um curso superior. Carey Muligan está muito bem no papel da jovem Jenny, merece a nomeação para o Oscar.

Melhores Filmes Biográficos

Dou-lhe um 6/10, embora tenha gostado do filme, em termos globais não achei nada de especial. A historia é engraçada, as interpretações estão bem conseguidas mas não tem muito mais que isso. Parece-me exagerado a sua nomeação para melhor filme, quando filmes como Invictus ou O Sitio das Coisas Selvagens ficaram de fora.


Sem comentários:

Enviar um comentário