8 de março de 2010

Shutter Island (2010) Filme de Martin Scorsese

Fui este fim de semana ao cinema ver o ultimo filme de Scorsese, estava com vontade de ver este filme, não só porque é um dos meus realizadores preferidos como é um regresso dele ao género de thriller/terror que tão bem sabe filmar como fez em O Cabo do Medo (1991). Mais uma vez Scorsese conta com Leonardo DiCaprio para o papel principal, além de DiCaprio, estão Ben Kingsley, Mark Ruffalo e Michelle Williams.

A historia passa-se em 1954 quando dois policias (DiCaprio e Ruffalo) vão ao hospital psiquiatrico e criminal de Shutter Island para investigarem o desaparecimento de uma paciente. Os policias começam a interrogar os trabalhadores e pacientes do hospital e começam a desconfiar que o local não serve só de hospital que há também um laboratório onde ocorrem experiências ao cérebro humano. Nisto DiCaprio começa a ter pesadelos com a sua ex mulher que segundo ele morreu após o incêndio provocado por um piromano que se encontra nessa ilha preso. DiCaprio confessa ao seu colega que já investigava esta ilha há cerca de 2 anos, contudo ele começa a ter alucinações e desconfia que esta a ser drogado pelo pessoal medico.

Ao terminar de ser o filme a vontade que dá é de voltar a revê-lo para entender todos os pormenores. O filme lembrou-me um pouco a 6º Sentido (1999) ou a Os Outros(2001) em que na parte final dá uma volta completa à historia, fazendo com o espectador tente encaixar todas as peças do puzzle do argumento. É sem duvida um magnifico thriller, Scorsese não deixou os seus créditos em mãos alheias e as mais de duas horas de cinema não são em absoluta maçadoras, pelo contrario são cheias de intriga e teorias da conspiração.

Melhores Filmes de Suspense

Dou-lhe um 8/10, e podemos dizer que o ano começa bem em termos cinematograficos, alias não se podia esperar outra coisa do homem que fez filmes míticos como Taxi Driver (1976), O Touro Enraivecido (1980), Tudo Bons Rapazes (1990) ou Casino, ou mais recentemente com DiCaprio em Gangs de Nova Iorque (2002), O Aviador (2004) ou The Departed (2006). O filme teve um orçamento de 80 milhões de dólares e em menos de um mês de exibição já tinha recebido um total de 115 milhões de dólares.

3 comentários:

  1. Estou bastante ansioso, mas Scorsese não me agrada muito...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Tenho andado curiosa com o filme mas ainda não fui ver. Com o teu comentário fiquei ainda com mais vontade de ver o filme.
    A propósito do di Caprio, concordo com a escolha , pois sou daquelas que teve a sorte de ver o belo filme Gilberts Grape, onde ele aparece ainda muito menino e faz um papelão, só digno de um grande actor.

    ResponderEliminar
  3. Ele é sem duvida um grande actor e agora tem tido a sorte de trabalhar com Scorsese.
    Quando vi o Gilberts Grape até pensei que tinham escolhido mesmo uma pessoa deficiente.

    ResponderEliminar