23 de junho de 2010

Um Homem Singular (2009)

Estava um pouco reticente em ver A Single Man, pois dava-me a ideia que seria um filme lento e um pouco "lamechas" sobre uma historia de amor entre dois homens, mas a verdade é que fiquei surpreendido pela qualidade do filme. Foi realizador por Tom Ford que é mais conhecido como estilista do que propriamente por cineasta. O filme conta com Colin Firth e Julianne Moore.

A historia passa-se nos anos 60 no sul da Califórnia, onde George Falconer (Colin Firth) perde ao seu namorado de longa data após este ter tido um acidente de viação. George começa a questionar-se se vale a pena continuar a viver. Até que decide que não quer continuar e planeia o seu ultimo dia de vida, contudo durante esse dia há coisas que acontecem e ele questiona-se sobre a sua decisão.

O filme recebeu vários prémios e nomeações, entre elas a nomeação de Colin Firth para o oscar de melhor actor, ou o prémio da melhor actor por parte do festival de Veneza. Além da excelente recepção por parte da critica especializada o filme teve também um bom encaixe financeiro, dos seus 7 milhões de dólares de orçamento, obteve cerca de 20 milhões de dólares.

Melhores Filmes de Romance

Dou-lhe um 7/10 e devo dizer que o filme está cheio de pormenores deliciosos, como o facto de o realizador ter utilizado na perfeição um jogo de cores dependendo da situação, os diálogos entre as personagens são excelentes fruto de um magnifico argumento que se baseou no livro com o mesmo nome de Christopher Isherwood. Um filme a ver sem medos.

1 comentário:

  1. A mi tambien me sorprendio esta pelicula, que debo admitir, había prejuzgado como pelicula de tematica gay para consumo de publico gay. Es una pelicula que aborda este y muchos otros temas, seguro que gustara a muchos gays, pero tambien a mucha gente que como a mi, sorprendió una propuesta estética exquisita, una actuación sensacional de Colin Firth, y una utilización magistral de la música, parece cine mudo!
    Una pelicula ELEGANTE, en mayusculas.
    Ghetto defendant

    ResponderEliminar