5 de outubro de 2010

50º Aniversario de A Aventura

Este ano faz 50 anos que Michelangelo Antonioni realizou L'avventura, filme italiano que contou com Gabriele Ferzetti e Monica Vitti nos principais papeis. O filme estreou no festival de Cannes e o público que assistiu à estreia vaiou o filme no final, contudo o júri gostou e ganhou o prémio do júri e conseguiu uma bilheteira considerável à volta do mundo.

A historia é simples, uns amigos decidem dar um passeio de iate, pelo mediterrâneo, quando chegam a uma pequena ilha, uma jovem burguesa desaparece sem deixar rasto. O seu namorado como a sua melhor amiga procuram-na por todos os lados e ao final há uma aproximação sentimental entre os dois. Contudo esses sentimentos são muito incertos com medo que "a desaparecida" volte.

O filme tem uma mistura de Psycho (1960) onde a personagem principal morre e com Dulce Vita (1960) onde a personagem masculina deixa os seus princípios e valores de lado e entrega-se a uma vida fútil. O filme é hoje considerado como de culto, pelo suspense que existe à volta do desaparecimento da personagem e o clima de terror em que vivem os restantes, um meio terror meio culpa por não querer que ela volte.

Dou-lhe um 4/10, não gostei, achei vários pormenores negativos, a fotografia esta mal aproveitada, tanto a ilha como o mediterrâneo não ficam bem na fotografia. Alguns actores são realmente medíocres. E sobretudo a historia é simples, aborrecida, com mais de 140 minutos. Eu cortaria tranquilamente 20 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário