7 de outubro de 2010

Filmes de Culto - O Gosto dos Outros (2000)

Em 2000 sai para as salas de cinema Le Goût des Autres, e para comemorar o seu 10º aniversário hoje irei falar um pouco sobre este filme de culto no cinema, realizado por Agnès Jaoui teve nos principais papeis Anne Alvaro e Jean-Pierre Bacri.

A historia é sobre um empresário chamando Castella, que começa a ter aulas particulares de inglês com Clara, uma actriz de teatro que para ganhar mais algum dinheiro dá aulas de inglês. Ao principio Castella não dá grande importância a Clara mas após ver-la numa actuação fica apaixonando por ela. Contudo eles são de dois mundos diferentes, ela rodeia-se com pessoas intelectuais, enquanto ele é uma pessoa inculta e até bruta.

Existem várias historias interligadas mas as figuras principais são um empresário sem qualquer interesse em arte que pensa que através do dinheiro pode comprar tudo e uma actriz snobe de teatro que é exactamente o aposto dele. Um filme retrata na perfeição as diferenças que existem entre determinados grupos sociais, e faz uma critica ao grupos intelectuais que se consideram superiores, mas também fala da capacidade de mudança e adaptação do ser humano.

Dou-lhe um 9/10 é sem duvida um dos melhores filmes românticos dos últimos anos, teve na altura "um mar" de críticas positivas e uma excelente recaudação nas bilheteiras, recebeu vários prémios entre eles o melhor argumento no festival europeu de cinema e foi ainda nomeado para melhor filme estrangeiro nos oscars.

1 comentário:

  1. Hola de novo!!! Este também gostaria que me passa-ses, se possivel... Deus te pagará a internet que eu não gasto..!! Merci!!

    ResponderEliminar