13 de setembro de 2010

Tulpan (2008) - Filme do Cazaquistão

Poucas vezes temos a possibilidade de ver algum filme de um país tão desconhecido como o Cazaquistão. E seguramente que poucos filmes deste país conseguem ter uma distribuição a nível internacional. Tulpan (2008) é certamente o primeiro e único filme do Cazaquistão que vi, estava curioso.

A historia passa-se no Cazaquistão profundo, onde Asa um jovem que acaba de cumprir o serviço militar volta para a sua terra natal e tenta convencer a Tulpan para casar com ele, contudo a rapariga quer partir para a cidade e estudar na universidade. Asa encontra-se a viver numa cabana com a sua irmã, cunhado e filhos destes, trabalham como pastores e são nómadas nas planícies das estepes.

Este filme fez lembrar nos meus avós paternos, lembro que quando era uma criança ver o meu avô com um enorme rebanho de ovelhas, o meu avô tal como Asa não via televisão e sabia que o mundo estava muito mudado cheio de tecnologias mas os dois gostavam muito do que faziam e não se imaginavam a mudar de vida ou profissão.

Dou-lhe um 6/10, tem pormenores positivos como a fotografia ou a representação da sociedade rural desta parte de Ásia. Também tem alguns pontos negativos, é demasiado lento e existe uma jovem que passa o filme a cantar e tem uma voz demasiado irritante.

Sem comentários:

Enviar um comentário