16 de janeiro de 2011

30º Aniversário de Das Boot

Em 1981 saí para as salas de cinema um dos filmes mais míticos do género de guerra, Das Boot (1981) ou em português A Odisseia do Submarino 96. Filme Alemão, realizado por Wolfgang Petersen, que fez também Tróia (2004). Foi baseado num livro com o mesmo nome.

A historia é sobre um submarino Alemão U-96 e a sua tripulação na II Guerra Mundial. Depois de atacar com sucesso vários barcos inimigos sobem à superfície para ver o horror causado, assim é vida dentro do submarino por vezes com muita tensão e adrenalina em outras o tempo passa devagar.

O filme foi nomeado a seis oscars, o que para um filme não falado em inglês é um logro. O filme é uma autentica descida aos infernos, demostrando na perfeição o dia a dia de uma tripulação num espaço tão reducindo e com a incerteza do proximo minuto.Foi inovador na sua estética e ganhou rapidamente o estatuto de filme de culto.

Dou-lhe 7/10 é sem duvida um dos melhores filmes de 1981, e deve ser visto numa sala de cinema para podermos comprovar a excelente qualidade de som e imagem e toda a situação claustrofobica que pode existir dentro num cenário de guerra como é um submarino. O único detalhe menos positivo é os 150 minutos, parece-me exagerado menos 20 minutos e estaria quase perfeito.

1 comentário: