13 de fevereiro de 2011

80 anos de M de Fritz Lang

Faz este ano 80 anos um dos filmes mais influentes da historia de cinema. M (1931) foi o primeiro filme do realizador alemão Fritz Lang a ter som, ele que é conhecido também por outro clássico do cinema expressionista alemão Metropolis (1927). O filme foi baseado numa noticia de um jornal sobre um assassino.

A historia passa-se na cidade alemã de Düsseldorf, onde um assassino de crianças anda a solto, a policia procura-o, os jornais não falam em outra coisa, os próprios criminosos tentam apanhar-lo por causa da pressão policial nas ruas. As pessoas estão histéricas, vivem com medo e não deixam os seus filhos sozinhos nem um só segundo.

O filme teve varias inovações no cinema, em primeiro há uma voz narrativa que vai contando a historia, depois há também uma analise e critica da sociedade, onde os jornais que colocam pressão na policia e medo aos habitantes. Lang consegue ainda criar um argumento interessante e comercial, um assassino sem escrúpulos que mata crianças pobres e inocentes. Além disso ficou famoso o assobio do assassino.

Melhores Filmes de 1931

Dou-lhe um 6/10, é sem duvida um filme importante na historia do cinema e esta nota até pode ser injusta, mas pessoalmente ver este filme nos dias de hoje chega a ser cómico. Os atores são um pouco maus, o argumento é previsível e ingénuo, sem falar nos detalhes técnicos do filmes, mas temos de ver que estamos nos primeiros passos do cinema nos anos 30, será que podemos pedir mais?

3 comentários:

  1. Adoro este filme, uma belíssima história de crime, a descambar para o assustador mesmo. Foca ainda os temas da justiça privada, o papel da polícia, como bem disseste. Grande filme.

    ResponderEliminar
  2. Para mim o que mais impressionou no filme foi Peter Lorre e aquele rosto expressivo. O filme pertence a ele. De resto o filme não impressiona muito mas criou os clichés dos filmes de assassinos em série.

    Cumps

    ResponderEliminar
  3. Concordo com vcs é sem duvida um dos mais influentes da historia.

    ResponderEliminar