3 de abril de 2011

20 Anos de A Dupla Vida de Véronique (1991)

Um dos filmes mais importantes de 1991 foi La double vie de Véronique que foi o grande vencedor de Cannes nesse ano e teve mais uns prémios e nomeações importantes. Realizado pelo polaco Krzysztof Kieślowski que fez a famosa trilogia de cores; Bleu, Blanc e Rouge. A atriz principal foi Irène Jacob.

A historia segue a duas jovens mulheres, a primeira é polaca e chama-se Weronika. A outra é francesa e chama-se Véronique. São idênticas fisicamente e partilham a mesma personalidade. Nunca se encontram a não ser um breve momento em que a francesa está a fazer turismo na capital polaca, contudo Véronique não se dá conta desse encontro, nesse momento.

Há realizadores que por mais filmes que veja, por mais boas criticas boas que tenha não consigo gostar. Esse é caso do polaco Krzysztof Kieślowski. Talvez o problema seja meu mas a verdade é que não consigo entender a ideia ou simplesmente parece-me que a ideia é bastante básica. Tanto este filme como a trilogia das cores parecem-me filmes aborrecidos.

Dou-lhe um 5/10, parece-me a mim que lhe falta um pouco de vida ao filme e um pouco de intriga. Achei lento e aborrecido. O argumento está sob aproveitando. O único que gostei foi a musica que acompanhou o filme e a interpretação da bela Irène Jacob.

1 comentário:

  1. Não vi este, mas acho as cores uma triologia magnífica (mais o Bleu e o Rouge do que o Blanc).

    ResponderEliminar