27 de janeiro de 2012

Precisamos de Falar Sobre o Kevin (2011)

Infelizmente a nossa sociedade faz frequentemente culto a assassinos em serie, e em consequência o cinema também, é normal ver-mos filmes biográficos sobre assassinos. Curiosamente é raro que se aborde sobre as vitimas. We Need to Talk About Kevin (2011) é diferente, acompanha a mãe de um assassino numa pequena cidade. Filme Baseado no livro com o mesmo nome e dirigido por Lynne Ramsay, cineasta talentoso do cinema alternativo.

A historia começa quando Kevin (Ezra Miller) nasceu, Eva (Tilda Swinton), a sua mãe, deixou o emprego e as suas ambições profissionais para se dedicar exclusivamente ao filho. A comunicação entre ambos desde cedo se revela problemática. Mas Eva não podia adivinhar que, em plena adolescência, Kevin cometeria um homicídio em massa numa escola. Fica dividida entre a culpa e o sentimento materno.

Dou-lhe um 9/10, certamente um dos melhores filmes de 2011, magnificamente dirigido conta a historia através de memorias por parte da mãe em formato flashbacks. Transmite uma tensão que vai aumentado com o desenrolar do filme. Argumento bem trabalho e uma visão original sobre o tema, além disso, boa interpretação de Tilda Swinton que desempenha na perfeição o papel de mãe atormentada pelo acontecimento. Tenho que ler o livro.

4 comentários:

  1. Parece-me interessante. Gostava de ver. A Tilda é uma excelente actriz.

    ResponderEliminar
  2. Já li o livro e recomendo, fiquei com vontade de ver o filmes após o seu artigo.

    Emerson

    ResponderEliminar
  3. A nota que você o deu foi realmente merecida, o filme é excelente, um dos melhores do ano passado! As atuações são soberbas, a Tilda dá um verdadeiro show na pele de Eva, e os três atores que vivem Keven em diferentes faixas etárias também estão muito bem!

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2012/02/precisamos-falar-sobre-o-kevin.html

    ResponderEliminar
  4. Al final he visto la pelicula y me ha parecido muy buena. Nunca se habla de ese punto de vista, el de las personas cercanas al sociopata, su estigma social y sobre todo su sentimiento de culpa.
    Tilda Swinton esta genial, John C. Reilly también (es curioso, esta en las que tal vez sean dos de las mejores peliculas del 2011, en un discreto segundo plano, tras soberbias actuaciones femeninas, pero eligiendo bien los papeles), pero sobre todo los tres actores que hacen de Kevin (los dos primeros soberbios). Excelente trabajo de casting, parece que han esperando a que el chaval vaya creciendo para hacer la pelicula.
    Me ha puesto los pelos de punta.

    Ghetto Defendant

    ResponderEliminar