25 de fevereiro de 2012

O Abrigo (2011) - Take Shelter

Na verdade não sou grande fã de filmes sobre pessoas com problemas mentais e estava um pouco céptico para ver Take Shelter (2011), apesar das boas criticas que recebeu. Filme dirigido e escrito por Jeff Nichols, um cineasta ainda jovem que realiza o seu 2º filme. Recebeu vários prémios e nomeações com realce para Cannes e Independent Spirit Awards.

A historia passa-se na cidade de Ohio, onde Curtis (Michael Shannon) começa a ter estranhos sonhos apocalípticos, mas não conta nada à sua família nem amigos. Além dos sonhos começa também a ter visões de tempestades, e decide construir um abrigo no quintal da sua casa. Contudo a sua família e colegas de trabalho começam a questionar a sua saúde mental e o próprio Curtis também começa também a ter duvidas.

Dou-lhe um 8/10, para mim é um dos melhores filmes sobre problemas mentais que já vi, vemos como aos poucos Curtis começa a ter problemas em distinguir entre a realidade e as suas alucinações e procura respostas. Magnifica interpretação de Michael Shannon, uma das melhores deste ano. O final do filme é inesquecivel e inesperado e deixou-me a pensar nele durante uns quantos dias. Não perder.

2 comentários:

  1. Coincido contigo en que es una buena pelicula, pero yo no le daría una nota tan alta, la razón: a medida en que veía la película pensaba que mostraba magistralmente la naturaleza de las enfermedades mentales y sus consecuencias sociales, pero el final lo jode todo...
    Todo lo demas estupendo, la pelicula fantastica hasta a falta de dos miniutos para el final, una fotografia genial, y unas interpretaciones extraordinarias.

    Ghetto defendant

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu curiosamente gostei bastante do final, foi como uma uma grande ironia.

      Eliminar