24 de março de 2012

Fat City (1972) - A Cidade Viciosa (pt) / Cidade das Ilusões (br)

O boxe ou pugilismo é possivelmente o desporto que mais vezes é levado ao cinema, talvez seja pela brutalidade desta modalidade ou pelas personagens que o rodeiam. John Huston um dos cineastas mais importantes do século passado, com filmes como The Maltese Falcon (1941), The African Queen (1951) ou The Asphalt Jungle (1950), também fez um filme sobre o mundo do boxe, Fat City (1972) é um clássico que cumpre este ano o seu 40º aniversário.

A historia é sobre Billy Tully (Stacy Keach) um pugilista com 30 anos que já viu passar os seus melhores tempos embora prepara o seu regresso à competição, esse regresso é sistematicamente abandonado pelos seus problemas financeiros, amorosos ou com o álcool. Um dia conhece a Ernie Munger (Jeff Bridges) um jovem com potencial para a modalidade e que está cheio de responsabilidades familiares.

Dou-lhe um 7/10, um típico filme de John Huston, com personagens anti heróis e que vivem à margem da sociedade. O filme mostra o lado menos positivo deste desporto, onde o recrutamento de pugilista faz-se nos bairros mais pobres e em pessoas mais necessitadas. A filmagens dos combates está muito boa, sobretudo o combate quando se dá o regresso de Trully. Um filme injustamente desvalorado da carreira de J. Huston.

1 comentário:

  1. É um drama com a cara dos anos setenta e como vc bem escreveu, um típico filme de John Huston, com personagens marginais.

    Abraço

    ResponderEliminar