2 de abril de 2012

The Bad and the Beautiful (1952) de Vincente Minnelli

Faz este ano o seu 60º aniversário, The Bad and the Beautiful (1952) que teve os nomes de Assim estava escrito em Portugal e Cativos do mal no Brasil. O filme ganhou 5 oscares mas nem chegou a ser nomeado para melhor filme, contou com um grande elenco de atores (Lana Turner, Kirk Douglas, Barry Sullivan, Gloria Grahame) e foi dirigido por Vincente Minnelli, um cineasta que ficou conhecido pelos seus musicais, tais como An American in Paris (1951) ou Gigi (1958).

A historia passa-se nos bastidores de hollywood, onde a atriz Georgia Lorrison (Lana Turner), o escritor Lee Bartlow (Dick Powell) e o realizador Fred Amiel (Barry Sullivan) mostram ao diretor de um estúdio cinematografico, através de flash backs, porque recusam trabalhar com o produtor Jonathan Shields (Kirk Douglas). Este é um homem que para obter os seus fins utiliza qualquer meio.

Dou-lhe um 8/10, é um dos filmes que melhor representa os meandros e bastidores de Hollywood. Alias a personagem de Jonathan Shields (Kirk Douglas) foi inspirada em historias verídicas que aconteceram em Hollywood. Além do excelente elenco, o filme está muito bem dirigido não havendo momentos aborrecidos, pelo contrario o argumento é bastante divertido. Um guarda roupa bastante bem trabalho e uns bons cenários fazem acreditar-nos que estamos mesmo "na Meca do cinema".

1 comentário: