16 de junho de 2012

O Jogador (1992) de Robert Altman

Já foram feitos inúmeros filmes sobres as tramas em Hollywood mas The Player (1992), que faz este ano o seu 20º aniversário, é para muitos o mais bem conseguido. Dirigido por Robert Altman, que teve o maior sucesso nos anos 70 com MASH (1970), McCabe and Mrs. Miller (1971) e Nashville (1975). Em O Jogador (1992) contou com um excelente elenco e inúmeras participações especiais que atores de renome.

A historia como não podia deixar de ser passa-se em Hollywood, onde um produtor bem sucedido, Griffin Mill (Tim Robbins), vem recebendo várias ameaças de um anónimo que o deixa intrigado, além disso vê que um estúdio concorrente a crescer de importância. Quer manter o seu trabalho a todo o custo e é conetado com a morte de um escritor. Griffin vive em constante stress.

Dou-lhe um 6/10, é uma sátira inteligente sobre a vida na "capital do cinema", onde o que é importante é ter sucesso e poder. Uma comédia cheia de bons atores e que trouxe de volta Altman à luz da ribalta com vários prémios e fazendo com que The Player (1992) seja hoje considerando como filme de culto. Ainda assim, devo dizer que me parece exagerado esse estatuto e pessoalmente acho que é um filme engraçado mas banal.

2 comentários:

  1. É uma crítica corrosiva aos meandros de Hollywood, mas entendo que em alguns momentos o excesso de personagens atrapalha um pouco.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. É bom, mas o 3 Women é o melhor do Altman! Muito enigmático, vale a pena :)

    ResponderEliminar