22 de junho de 2012

Too Big to Fail (2011) - Filme Sobre a Crise

Poucos dias após Espanha ter recebido o maior resgate financeiro alguma vez feito na União Europeia vi Too Big to Fail (2011), filme sobre o inicio da crise pela visão do governo Norte Americano. Algo anedótico foi a forma como o 1º ministro espanhol disse que não era um resgate era uma linha de credito que Espanha tinha conseguido, grande cómico este homem.

Mais um filme do canal de pago HBO, o segundo que falo em menos de um mês, o outro foi Game Change (2011), e mais uma vez com um excelente elenco, com nomes como William Hurt, Paul Giamatti, James Woods ou Matthew Modine. Dirigido por Curtis Hanson que anteriormente fez filmes como 8 Mile (2002) ou L.A. Confidential (1997).

A historia é sobre a crise económica de 2008 desde o ponto de vista do secretario de tesouro americano Henry Paulson. Após a queda de um banco pequeno, começa a perfilar-se a queda de Lehman Brothers, o governo decide não intervir no mercado e dá-se a possibilidade de cair a maior seguradora do país. A crise financeira ganha proporções gigantescas e o governo tem de atuar com rapidez.

Dou-lhe um 7/10, é um filme de difícil compreensão pelos termos técnicos utilizados, ainda assim, para quem já está dentro do assunto entenderá o essencial. O filme traz uma visão diferente, mostra como o poder norte americano reagiu ao inicio da crise. O filme que deve ser visto juntamente com Inside Job (2010) e Margin Call (2011) para ter uma visão panorâmica de todo o início da crise.

2 comentários:

  1. Gostei desta entrada. A crise está mesmo para ficar e pelos vistos havera bem mais filmes sobre este tema.

    Emerson

    ResponderEliminar
  2. Assisti apenas o documentário "Inside Job" que explica muito bem o absurdo sistema financeiro americano.

    Ainda quero conferir este filme que você comentou e também "Margin Call".

    Abraço

    ResponderEliminar